Um lugar especial - Conheça o Centro Cirúrgico do HSCC

O Centro Cirúrgico (CC) e a Central de materiais de esterilização (CME) são lugares especiais dentro do Hospital Santa Cruz.

O CC é considerado como um conjunto de áreas e instalações que permite efetuar a cirurgia através de técnicas estéreis, nas melhores condições de segurança para o paciente quanto à prevenção de infecção relacionada à saúde.

No contexto hospitalar é o setor mais importante pela decisiva ação curativa da cirurgia, exigindo, assim detalhes minuciosos em sua construção para assegurar a execução de técnicas assépticas, instalação de equipamentos específicos que facilitem o ato cirúrgico.

â–º Como é sua estrutura física?

O CC é estruturado com 04 salas cirúrgicas, 01 sala de recuperação pós-anestésica com capacidade de 05 leitos, centro obstétrico com 02 salas de pré-parto, possuindo 3 camas de pré-parto e uma farmácia integrada.

Média de cirurgias mensal:

São realizadas em média 250 cirurgias mês, além das cirurgias de urgência e emergência.

 Horário de procedimentos cirúrgicos:

As cirurgias ocorrem no período matutino e vespertino, das 7 às 18hs.

 â–º Equipe de enfermagem

 O trabalho da equipe de enfermagem do Centro Cirúrgico é de extrema importância, pois os colaboradores precisam estar sempre preparados para atender às diversas necessidades da equipe cirúrgica, organizando e circulando as salas operatórias, preparando os materiais e equipamentos indispensáveis ao ato cirúrgico, prestando assistência necessária ao paciente de forma humanizada, orientando-o sobre todos os procedimentos que serão realizados.

O CC do Hospital Santa Cruz é composto por uma equipe de enfermagem que conta com 01 enfermeira coordenadora, 06 técnicos de enfermagem no período matutino e 06 no período vespertino, 04 técnicos para o período noturno. Entre os técnicos de enfermagem possuímos colaboradores capacitados para a realização de instrumentação cirúrgica.

A Central de Materiais de Esterilização (CME) é composta por 04 técnicos de enfermagem

Além da equipe de enfermagem, o centro cirúrgico conta com 02 técnicos em radiologia, 03 técnicas em farmácia para contemplar todos os horários. E ainda 03 colaboradoras de higienização, que são altamente capacitadas e constantemente atualizadas para maior segurança das desinfecções das salas cirúrgicas.

â–º Especialidade cirúrgica do Hospital Santa Cruz

Atendimento de média complexidade

Atualmente o Hospital Santa Cruz de Canoinhas possui uma equipe de cirurgiões de várias especialidades, entre eles: Neurocirurgia, urologia, traumatologia e ortopedia, cirurgia vascular, oftalmologia, cirurgia geral, ginecologia e obstetrícia, otorrinolaringologia, anestesiologia, dermatologia, bucomaxilo, cirugia plástica-estética e gastroenterologia.

â–º  Que tipo de equipamentos o CC possui?

Estão disponíveis no Centro Cirúrgico do HSCC equipamentos de anestesia modernos, torres para realização de vídeo cirurgias, arco cirúrgico, microscópio Zeiss de última geração, neuroendoscópio, microscópio para oftalmologia, eletro cautério, bomba de infusão, monitor cardíaco, entre outros.

â–º O que é arco cirúrgico?

Arco cirúrgico é como um equipamento de raios-X no qual é possível produzir imagens em tempo real com até milhares de tons cinza através de geração de imagens digitais, através de um intensificador de imagem, o qual, aparecerá em um monitor, igual de televisão. Usualmente utilizado em cirurgias em geral, urologia, ortopedia, vasculares, implantes de marca passos, entre outros procedimentos. Ele contribui para diminuir o tempo cirúrgico, facilitando a técnica cirúrgica pelo médico através da visualização da cirurgia pelo vídeo, diminuindo inclusive a exposição do paciente a radiação em comparação ao aparelho de raio X normal.

â–º  Como deve ser o preparo para a cirurgia?

Ainda existe muitas dúvidas em relação ao preparo para a cirurgia, o paciente deve questionar o médico sobre todas as possíveis dúvidas em relação ao procedimento cirúrgico durante a consulta.

  •  O paciente sempre deve informar sobre as medicações que faz uso (como os medicamentos para hipertensão, diabetes, entre outras) para saber se deve ou não parar de usá-los dias antes da cirurgia.
  •  Se a cirurgia será realizada pela manhã, o paciente deverá internar a noite, para que seja realizado o preparo pré-cirúrgico, como punção venosa, exames, tricotomia, ECG, entre outros, em relação ao jejum, o paciente pode jantar normalmente e após ficar em jejum.
  • Quando internar levar todos os exames que fez anteriormente, para que o médico possa avaliá-los e compará-los com os atuais.
  • É imprescindível a realização da avaliação pré-anestésica, o anestesiologista irá investigar o estado geral do paciente, suas atividades diárias, os sintomas iniciais da doença cirúrgica atual, exames realizados, medicações em uso, alergias a medicamentos e história familiar e pessoal relacionada à anestesia em cirurgias anteriores. O anestesiologista irá programar o tipo de anestesia que o paciente irá receber para a cirurgia agendada e esclarecer o paciente a respeito de como será o procedimento, por exemplo como é realizada a anestesia geral, raquidiana, peridural, ou conforme cada caso. Portanto o paciente após esta consulta já irá conhecer o médico anestesiologista e saberá exatamente como será sua anestesia.

â–º  O que o paciente deve levar para o hospital?

O paciente deverá levar para o hospital, roupas fáceis de vestir, pijamas de preferência com abertura na frente (de botão), um chinelo para andar no quarto, roupas íntimas, material de uso pessoal, como escova de dente e de cabelo, toalha, shampoo, pasta de dente, etc. As mulheres devem retirar o esmalte das unhas, principalmente os de cor escura, deixar em casa metais como aliança, brincos, piercings, corrente, ou retirar antes de ser encaminhado para o centro cirúrgico.

É bom lembrar que é proibido levar qualquer tipo de comida ou bebida para o hospital, pois o paciente deverá seguir a dieta prescrita pelo médico e controlada pela nutricionista do Hospital

Central de Material e Esterilização (CME)

A Central de Material e Esterilização (CME), é uma unidade de apoio técnico, a qual se propõe a prestar um serviço, que possamos assegurar o controle, preparo e esterilização de artigo médico hospitalares, assim como a distribuição de material estéril para todo o hospital, garantindo a qualidade e contribuindo para a prevenção e controle da infecção relacionada a saúde.

O serviço da equipe de enfermagem na Central de Materiais consiste em prestar um serviço com maior nível de segurança no processamento dos artigos médico hospitalares, garantindo a qualidade e proporcionando condições seguras de assistência ao paciente, fornecendo materiais desinfetados e esterilizados.

Esta unidade está dividida em área de recepção e lavagem dos materiais, preparo, desinfecção, esterilização e estocagem e distribuição de materiais.

 

A CME realiza em média 180 esterilizações mês, necessitando de uma autoclave moderna para agilizar os processos de esterilização, consequentemente o andamento das cirurgias.

â–º  O que é ECG?

o que é ECG, é a sigla para abreviar o exame eletrocardiograma,  é usado para avaliar o ritmo do coração e o número de batimentos por minuto, permitindo ao médico identificar arritmias cardíacas (alterações do ritmo do coração) e distúrbios na condução elétrica deste órgão, de forma mais simples, para verificar se está tudo bem com o coração, porém quem é cardíado o ECG serve apenas de referência, não descarta a necessidade de realizar exames mais específicos para identificar problemas no coração.

â–º Projeto musicoterapia

Devido ao ambiente cirúrgico, por natureza, ser gerador de ansiedade e stress, há um projeto em desenvolvimento implantação de musicoterapia no CC. Às vezes, até as vestimentas da equipe médica assustam os pacientes, especialmente as crianças. Felizmente, já se tem estudos que comprovam que   implantação de serviços de musicoterapia na área da saúde são capazes de amenizar o referido quadro. Isso acontece porque a música é uma atividade de lazer, que ajuda o paciente a focar sua atenção, que antes estava voltada para dor e ansiedade, em alguma coisa mais prazerosa. O paciente poderá escolher que estilo musical desejará escutar, por exemplo gospel, pop rock, sertanejo, enfim, o estilo musical de sua preferência, para que este momento se torne o menos estressante possível.

 

 

Fonte: Karin Adur / Enfermeira /COREN: 230.478

Coordenação Centro Cirúrgico e CME

Fotos: Vanessa Erhardt Lubben / Assessora de Comunicação

 

Hospital Santa Cruz de Canoinhas © Todos os direitos reservados 2024
Webmail
Desenvolvido por: J2w - Desenvolvimento Web