Estamos no período de maior incidência de doenças respiratórias agudas, sendo que as crianças menores de 6 meses são as com mais risco de desenvolver uma infecção respiratória de maior gravidade.
O principal causador dessas doenças é o VÍRUS SINCICIAL RESPIRATÓRIO, que pode atingir todas as idades, porém as crianças abaixo de 2 anos são as que mais sofrem com essa doença.
O modo de transmissão se dá por secreções respiratórias de pacientes contaminados, como tosse ,espirro, onde são eliminados gotículas diretamente nas pessoas, e também por objetos contaminados com essas gotículas.(por exemplo brinquedos ,etc).
O período de incubação (após a contaminação, tempo que iniciam os sintomas) é de 4 a 5 dias e o de transmissão do vírus (tempo que o paciente contaminado transmite) está entre 2 a 8 dias.
A manifestação é similar a da gripe, apresentando tosse, coriza, falta de apetite e ocasionalmente febre baixa. É importante ficar atento aos sinais de alerta, e procurar o médico para examinar e orientar o paciente.
SINTOMAS:
Como não há tratamento específico, devemos reforçar a PREVENÇÃO!
MEDIDAS DE PREVENÇÃO NA COMUNIDADE:
Fonte:
DRA SABRINA POSTAREK CURI
MEDICA PEDIATRA CRM /SC 24564 RQE 15260
Hospital Santa Cruz de Canoinhas © Todos os direitos reservados 2025
Webmail
Desenvolvido por: J2w - Desenvolvimento Web